O conjunto arquitetônico que cerca o largo artificial da Pampulha foi construído entre 1942 e 1944 e projetado por um dos baluartes da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer. Na época, o então prefeito da cidade, Juscelino Kubitschek, convidou o arquiteto para desenhar os edifícios que, ao lado dos jardins de Burle Marx, se tornaram ícones da arquitetura moderna mundial.
Além dos equipamentos culturais, fazem parte do conjunto arquitetônico a Igreja São Francisco de Assis, famosa por abrigar uma das obras mais significativas de Cândido Portinari e o Iate Tênis Clube, espaço de lazer reservado para associados. Todas as edificações são consideradas patrimônio nacional e a expectativa é de que elas também se tornem Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco.
Para além de sua vocação arquitetônica, turística e cultural, este circuito possui uma força simbólica esportiva dada pela presença do estádio Mineirão e do ginásio Mineirinho, lugares marcados na memória dos mineiros.